terça-feira, 17 de maio de 2016

Estilo Pin-Up

| |



O termo surgiu entre as décadas de 40 e 50 para designar as imagens de mulheres com forte atrativo sensual que eram ilustradas em larga escala, fazendo parte assim do que conhecemos como cultura pop. Essas imagens seriam nada mais que ilustrações, pinturas ou fotografias de atrizes e modelos que representavam a época. As imagens eram usadas especificamente para revistas, cartazes, cartões postais e principalmente calendários, que foram muito utilizados por soldados na Segunda Guerra Mundial. Esses deixavam os calendários pendurados, por isso, o termo pin-up de pendurar em inglês



Essa mulheres posavam em uma época moralista em que mostrar as pernas ou ser fotografada nua era uma ofensa para a sociedade, ou seja, a liberação feminina já estava dando seus primeiros passos para a explosão do feminismo dos anos 60.
Algumas celebridades que ganharam destaque como pin-up nesse período, destacam-se : Betty Grable, Rita Hayworth, Greta Garbo, Sophia Loren, entre outras.

Betty Grable

As pin-ups abordavam o conceito de mulheres que misturavam o sensual com o inocente sem ser vulgar, sendo apenas convidativas. E nós dias atuais a busca por essa estética tem aumentado e se tornado tendência, inspirando moças, consideras hoje como pin-ups modernas e inclusive o mercado, que tem investido muito no segmento vintage e retrô.



Na hora de adotar o estilo pin-up, no cabelo vale apostar em enroladinhos no cabelo usando a franja. É possível fazê-los usando bobes e muito Laquê, mas se estiver procurando algo mais prático para o dia a dia, prefira cachos com babyliss.  Os acessórios de cabelo como bandanas, faixas e flores ajudam a construir um visual mais elaborado, as bandanas são um charme e automaticamente nos transportam para décadas anteriores. O nozinho das bandanas pode ficar para cima (no topo da cabeça) ou para baixo (escondidos debaixo do cabelo).





Na maquiagem as Pin-up tem ligação direta com uma maquiagem bem caprichada. O olho delineado é um elemento importante. O traço do olho pode ser mais fino ou mais grossinho, depende do seu grau de ousadia e finalizando com máscara de cílios para “abrir o olhar”. Um batom marcante também ajuda a construir o estilo. O batom vermelho é unanimidade, mas os rosas e laranjas atualizam o look pin-up.





Pesquisando um pouco acerca do estilo Pin up, notamos que existem algumas peças mais características que outras  destacando-se tais cores e estampas.  As Camisetas listradas, os vestidos com a cintura marcada, as saias rodadas ou calças com a cintura mais alta são peças que compõe esse estilo. Peças que tenham modelagem em “A” ou evasê, ou seja, aquelas que começam mais ajustadas e descem abrindo a circunferência. As pernas e os sapatos são elementos fortes das pin-ups e como calçados principais podemos destacar os scarpins e peep toes.




Esse é um pouco sobre o estilo Pin-Up espero que tenham gostado. Desculpem o sumiço e logo logo voltarei com mais postagens.



4 comentários:

  1. Acho o máximo uma mulher com esse estilo, é muita vaidade, né?
    Do Pin-Up o que me encanta, para usar em mim, é mesmo a make <3 Apaixonada por delineados e batom vermelho!

    =*
    Mani Piñeiro
    @Blog_ManiPineiro

    ResponderExcluir
  2. É verdade Manuela, Fico feliz que gostou do post, eu também amo a make, delineados e batom vermelho não pode faltar ahahah

    ResponderExcluir
  3. eu queria ter vivido nesse tempo, mulheres lindas e sexy, sem silicone <3 parabens pelo lindo blog, seja minha leitora francesasarcastica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Que bom que Gostou Rebecka :D Eu também queria ter vivido nessa época...

    ResponderExcluir